Atividade

  • LGBTQIA+ Espírita publicou uma atualização 2 semanas, 3 dias atrás

    Os livros Amor, imbatível amor e Encontro com a paz e a saúde – Joana de Ângelis

    Desde o ano de 2017 iniciamos uma coletânea de material produzido pelo espiritismo que colabora para uma educação para a diversidade, para a alteridade, contribuindo assim para que a nossa comunidade (LGBTQIA+) encontre junto a esse segmento filosófico/científico/religioso, um espaço para a vivência de nossa espiritualidade, adentrando-o exatamente da forma como somos e nos relacionamos.
    As reflexões de nosso Blog caminham na linha de raciocínio destas construções novas, e as postagens vão para o Blog conforme nos deparamos com os temas afins, na sequência de nossas leituras, voltadas para a alimentação pessoal de espiritualidade e, ao mesmo tempo, para construção dos web espaços. Afinal de contas, compartilhar o que vamos descobrindo em matéria de espiritismo é um prazer.
    Os livros de Joana de Ângelis são recheados de textos que nos auxiliam a refletir sobre as situações do dia a dia, sobre o nosso universo psicológico, e, a partir da reflexão, orientar as nossas ações rumo a melhoria de nossa qualidade de vida interior.
    A mensagem de Joana busca sempre levar a pessoa ao prazer de viver, a superação de castrações emocionais (atavismos), ao encontro consigo mesmas de maneira positiva, amorosa e, principalmente, busca elevar as pessoas à condição de seres plenos, felizes.
    Trouxemos para a reflexão o livro Amor, imbatível amor, uma contribuição de Joana de Ângelis, ditada ao médium Divaldo Pereira Franco no ano de 1998 em comparação com outra contribuição da autora, o livro Encontro com a paz e a saúde, ditado também ao médium Divaldo Pereira Franco, no ano de 2007.

    O livro Amor Imbatível Amor, para pessoas do meio LGBT que não conhecem ainda a linha de tempo dos escritos de Joana, pode assustar pela supervalorização do amor heterossexual e do sexo reprodutivo. Em um trecho a autora diz o seguinte: “o amor é o doce enlevo que embriaga de paz os seres e os promove aos píncaros da auto-realização, estimulando o sexo dignificado, reprodutor e calmante” (ANGELIS, 1998)

    A ampliação de pensamento (ou de expressão) da autora espiritual para uma linguagem inclusiva se dá através do segundo livro que citamos, Encontro com a paz e a saúde, em que esta afirma a homossexualidade como natural e diz que o amor se apresenta dignificado não apenas nos relacionamentos heterossexuais, vejamos:

    “A interiorização do sentimento de amor depois de trabalhado com esmero, expande-se dignificante e rico de bênçãos em todas as áreas do comportamento humano, não apenas expressando-se elevado nos relacionamentos heterossexuais.” (ANGELIS; FRANCO, 2007, p. 88)

    A partir disto passamos a ter mais um suporte no referencial teórico espírita para trabalharmos o tema amor, sexo e sexualidade sob a ótica da diversidade e da alteridade.

    Esta postagem, comentando o livro Amor, imbatível amor, em paralelo ao livro Encontro com a paz e a saúde, tem o propósito de chamar a atenção para a promoção do progresso do conhecimento no meio espírita, a medida que amadurecemos como espíritos e somos capazes de abrir espaços em nossas mentes para o novo que o progresso espiritual representa.

    Abraços e até o próximo.

    Referências

    Ângelis, Joana de. Franco, Divaldo. Amor, imbatível amor, 1998. Disponivel em: acesso em out. 2020

    ______. Encontro com a Paz e a Saúde. Editora Leal, 2007. Disponivel em Acesso em 09/2016.